Em um ato presidido nesta manhã pelo Papa Bento XVI no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Cardeal Tarcisio Bertone assumiu oficialmente o cargo de Secretário de Estado Vaticano, substituindo o Cardeal Angelo Sodano.

Durante a cerimônia, em que esteve presente o pessoal da Secretaria de Estado, o Cardeal Sodano agradeceu ao Santo Padre e a todos os que trabalharam junto a ele desde que em dezembro de 1990 fora nomeado por João Paulo II Secretário de Estado em substituição do Cardeal Agostino Casaroli.

Imediatamente depois, Bento XVI expressou sua "necessidade íntima" de renovar o Ex-secretário de Estado "os mais vivos agradecimentos pela fidelidade, a competência iluminada, a dedicação e o amor com que trabalhou pelo bem da Igreja, ao lado dos diversos sucessores do apóstolo Pedro".

Por sua vez, dirigindo-se ao Pontífice, o novo Secretário de Estado manifestou sua esperança de que a experiência do passado contribua para o desenvolvimento da tarefa que assume e assegurou ser "consciente da grande responsabilidade que isto suporta, assim como da importância e da complexidade das questões que terei que enfrentar cotidianamente. A única ambição que nutro é a de realizar o lema de meu serviço episcopal: ‘fidem custodire, concordiam servare’ (Custodiar a fé, servir à concórdia)".

"A comunhão profunda que nos une no dever que compartilhamos a serviço da Igreja e, portanto, da dignidade humana e da convivência pacífica entre os povos, terá que ser traduzida em uma colaboração leal e fiel, reforçada por muitos de nós pelo espírito sacerdotal e pela caridade pastoral que deve nos animar sempre em nossas atividades", expressou o Cardeal salesiano.

No passado 22 de junho, Bento XVI deu a conhecer sua aceitação da solicitude de renúncia ao cargo de Secretário de Estado apresentada pelo Cardeal Sodano, de 79 anos, ao ter superado o limite de idade de 75 estabelecido pela legislação canônica para o desempenho do ofício eclesiástico. Entretanto, pediu-lhe manter-se nele até hoje quando seria substituído pelo Cardeal Bertone.