A Conferência Episcopal da Índia condenou o ataque que um grupo de extremistas hindus perpetraram contra uma escola dirigida pelas Irmãs do Loreto na cidade do Lucknow, estado do Uttar Pradesh.

A agência Fides informou que o fato ocorreu em 10 de setembro e que as primeiras investigações sindicalizam como responsáveis a membros do braço juvenil do Bharatiya Janata Party, partido nacionalista que governa alguns estados índios e que no passado dirigiu o país a nível federal, do qual procurou implementar leis anticonversão que exigiam a quem desejasse mudar de religião, pedir permissão à autoridade civil.

Os bispos lamentam fortemente o ocorrido e lembram que as escolas católicas sempre respeitaram "as diferentes tradições religiosas, dando uma instrução que promove um espírito de paz e de harmonia". Além disso do Episcopado, 16 escolas cristãs na cidade do Lucknow fecharam suas portas em 12 de setembro em sinal de protesto e de solidariedade com o colégio atacado.

Do mesmo modo, também condenaram o ataque as autoridades civis do Estado de Uttar Pradesh e alguns líderes religiosos hindus e muçulmanos.

Na Índia os cristãos são 2,5 por cento de uma população de mais de um bilhão de pessoas. Entretanto, dirigem 17 por cento dos centros de instrução, os quais são apreciados pela qualidade de seu ensino, ministrada "a pessoas de todas as classes sociais e religiões". Inclusive, receberam elogios de personalidades públicas.