O papel da Igreja Católica no conflito do Oriente Médio é servir como mediadora e procurar a paz, afirmou o recentemente nomeado Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, que assumirá seu cargo amanhã, substituindo o Cardeal Angelo Sodano.

"A Igreja trabalha para unir, juntar, soldar as correntes rotas pela violência", indicou o Cardeal durante uma entrevista concedida ao jornal italiano IL Messaggero. O novo Secretário de Estado afirmou que se reunirá também com representantes de outras religiões porque "é parte da missão da Igreja".

"É necessário voltar para a matriz original da vida humana, que é o amor", disse o Cardeal referindo-se às palavras do Papa Bento XVI na Bavária, onde questionou a jihad ("guerra Santa" muçulmana) por ter contrários postulados a Deus.

"Colocar Deus no centro da vida e como centro dos ideais, essa é a verdade", precisou o Cardeal e acrescentou que "amar a Deus significa amar a seu próximo com quem Jesus se identifica e receber a toda pessoa humana".

No diálogo com o jornal italiano, o Cardeal Bertone também precisou que as origens da crise no Ocidente estão na opção por afastar-se de Deus, e não pôr ao centro de seus ideais uma verdade estável e compartilhada. "A crise é o relativismo. Existe uma necessidade de voltar para a verdade que dá sentido à vida humana. Precisamos voltar a procurar a verdade e a ‘interiorização’ dessas verdades", acrescentou.