O Instituto de Política Familiar (IPF) pediu aos grupos parlamentares que a família se torne "prioridade política" mediante a criação de uma comissão permanente para a avaliação das políticas públicas familiares na Espanha, ao apresentar os resultados do relatório “Os Grupos parlamentares e a família”.

Este estudo constata "uma clara contradição entre a crescente importância da família nos programas eleitorais dos partidos políticos com a atuação quase marginal nos temas de família desses mesmos grupos parlamentares no Congresso dos Deputados", afirmou o Presidente do IPF, Eduardo Hertfelder.

Por este motivo, o instituto considera "imprescindível", além de criar uma comissão permanente para avaliar as políticas públicas com perspectiva de família, pôr em andamento uma série de medidas para "obter a implementação de uma verdadeira e integral política familiar na Espanha".

Assim, Hertfelder apostou criar subcomissões não permanentes para analisar a ruptura familiar na Espanha; as necessidades e problemática da mulher grávida; a natalidade e demografia; a necessidade e urgência de uma política integral de família; e o impacto fiscal sobre a família na legislação atual; entre outros temas.

Entre outras medidas, Hertfelder destacou a importância de criar a figura do porta-voz de família dos grupos parlamentares; elaborar uma declaração conjunta dos grupos para considerar à família como "patrimônio da Humanidade"; apresentar uma proposição de 'Lei de Família'; o estabelecimento no processo legislativo de um relatório sobre as proposições de lei; e a inclusão do tema 'família' nas agendas das atividades internacionais parlamentaresas.

O presidente do IPF destacou, além disso, a "atitude passiva" dos grupos no Congresso para a família e sua problemática, mas, sobretudo, o comportamento "particularmente preocupante dos partidos majoritários, Partido Popular e Partido Socialista". "O grupo socialista está fazendo abandono de suas responsabilidades e não está, nem sequer, exigindo do Governo o cumprimento do programa eleitoral de seu próprio partida", afirmou

Leia o  relatório completo apresentado nesta manhã no site: http://www.ipfe.org/Informe_GruposParlamentarios_Familia.pdf