O Papa Bento XVI se despediu hoje da Bavária (sul da Alemanha) com um discurso de agradecimento às pessoas que organizaram a viagem e com uma referência ao problema do trabalho.

"A Igreja procurou sempre na Palavra de Deus as respostas aos desafios emergentes durante a história. Em particular, também os problemas da chamada "questão operária" sobre tudo a partir da segunda metade do Século XIX", comentou o Papa, ao fazer referência a que hoje se cumpre o 25 aniversário da publicação da Encíclica sobre o trabalho "Laborem exercens", de João Paulo II.

Bento XVI recordou que na encíclica "o trabalho é um bem para o homem" e o "homem não só transforma a natureza adaptando-a às suas próprias necessidades senão que também se realiza como homem, e de algums maneira, se torna mais homem".

"Este texto cheio de valor profético quero reenviá-lo aos cidadãos de minha Pátria, seguro que da sua aplicação concreta podem derivar grandes vantagens para a atual situação social da Alemanha", adicionou o Pontífice.

O Papa agradeceu em seu discurso a todas as pessoas que trabalharam para organizar sua viagem e destacou "as emoções suscitadas pelo entusiasmo e a intensidade religiosa das amplas multidões de fiéis devotamente recolhidas para escutar a Palavra de Deus".

"Foram dias intensos, onde pude reviver tantas lembranças e eventos do passado que marcaram minha existência. Em todos os lugares recebi uma acolhida plena de prontidão e de cuidados, que me tocaram profundamente", acrescentou Bento XVI.

Segundo o Papa, sua viagem na Alemanha serviu para voltar a propor aos seus compatriotas "as eternas verdades do Evangelho e confirmar aos fiéis que na adesão a Cristo, encontra-se a via para a felicidade eterna e para construir um futuro digno do homem".