A fim de que os pais protejam seu direito de escolher livremente o tipo de educação em valores para seus filhos, faculdade hoje ameaçada pela nova disciplina “ideologizada” de “Educação para a cidadania” imposta pelo atual Governo socialista, o Foro Espanhol da Família (FEF) criará próximo o “Observatório para a Objeção de Consciência na educação”.

A iniciativa, sustenta o Foro através de um comunicado, responde ao “claro risco de que a escola se converta no lugar de transmissão não de  conhecimentos, mas sim de uma ideologia determinada” atentando contra a Constituição que reconhece “o direito dos pais de determinar os critérios morais e religiosos conforme aos quais se deve educar seus filhos” e contra o Tribunal Constitucional “que já estabeleceu que os professores dos centros públicos ‘estão obrigados a renunciar a qualquer forma de doutrinação ideológica’”.

Segundo a nota de imprensa, este Observatório será formado por  especialistas juristas e representantes de associações familiares, e oferecerá assessoria gratuita a todos os pais que não querem que seus filhos estudem esta disciplina.

“Deste modo se garante que os pais escolham livremente o tipo de educação que querem para seus filhos, e se rejeita a implantação de uma disciplina imposta e que não acrescenta nenhum valor acadêmico aos alunos, e é totalmente suscetível de ser utilizada pelo Governo de volta para instruir em suas idéias determinadas”, continua o texto. 

A nova Lei Orgânica de Educação (LOE) impulsionada pelo Executivo espanhol se aplicará a partir do curso 2007-2008, lembra o comunicado. Desde esse momento se repartirá a controvertida disciplina “Educação para a cidadania”, com caráter obrigatório e avaliável, tanto no primário como no secundário e bacharelado e para todo tipo de centros.

“Prevê-se que o curso que vem, –se não se retirou esta nova disciplina–, milhares de pais em toda a Espanha recorram de maneira maciça à objeção de consciência, um direito que  garante nossa Constituição”, conclui a nota.