O Presidente George W. Bush e o Congresso devem “trabalhar juntos para gerar uma reforma de imigração justa”, assinalou o Presidente do Comitê de Migração da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom Gerald Barnes.

O também Bispo de São Bernardino indicou que “uma legislação justa deve incluir um caminho viável para a cidadania para os ilegais em nossa nação, um programa de emprego temporário que proteja os direitos dos trabalhadores nacionais e estrangeiros, reforma no sistema de imigração familiar que reduza os tempos para a reunificação da família e restauração do devido processo para os imigrantes”.

Embora a USCCB apóie o esforço pela imigração, esta “não deve minar a justiça de nossas leis e deve garantir que a dignidade humana das pessoas seja respeitada. Iremos nos opor  a reformas que não sigam esta pauta”, acrescentou Dom Barnes.

Do mesmo modo, afirmou que “a imigração é um problema moral porque tem um impacto na dignidade humana e nos direitos humanos da pessoa”. portanto “é um assunto que deve estar acima das preocupações políticas”, acrescentou, ao mesmo tempo em que exortou os legisladores a ir além de seus próprios interesses e procurar uma solução para esta problemática.

Para o Dom. Barnes, a legislação sobre imigração que se discutiu em maio era melhor que a de dezembro de 2005, que em sua opinião era “muito castigadora”. “A legislação de maio é mais completa. Embora imperfeita, contém a estrutura dos elementos necessários para tratar a crise da imigração”, finalizou.