Em uma entrevista concedida hoje à rádio pública italiana, o secretário de estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, declarou que a Santa Sé está disposta a mediar para salvar Nayaf, cidade Santa dos xiitas no Iraque.

"Se pedirem, João Paulo II aceitará com muito gosto esta mediação. O importante é que todas as partes possam falar em uma mesa", afirmou o Cardeal.

Na entrevista, o Cardeal explicou que “a ação do Papa e da Santa Sé é sempre uma ação de mediação, inclusive quando não o é no sentido técnico. O direito internacional prevê que tal mediação seja solicitada pelos Estados".

"Mas há outras formas de mediação mais próximas do que se chamam os bons ofícios. Trata-se de uma ação concreta de mediação destinada a animar às partes a comunicar-se. Sempre está disponível para esta ação", assegurou o Cardeal.

Do mesmo modo, o Secretário de estado qualificou os assassinatos que há meses se produzem no Iraque de "desonra para o Islã e para o nobre povo iraquiano por inteiro".

"Pedimos o respeito do caráter sagrado da cidade (do Nayaf), e condenamos ao mesmo tempo qualquer forma de violência", concluiu.