Qual é o melhor presente para o Papa? Os íntimos amigos do Papa Bento XVI não conseguem entrar em um acordo.

Talvez poder passear por Ratisbonne sem ser reconhecido, entrar incógnito na Catedral, ir sozinho visitar a tumba de seus pais, passar um dia inteiro sem ser incomodado em sua própria casa em Pentling com seu irmão Georg. Mas nada disso acontecerá. Desde sua eleição pontifícia, Bento XVI é um personagem público. Por isso, nesta visita a Ratisbonne, cada um de seus passos e gestos é acompanhado e registrado por câmaras e observado pelos peregrinos.

Bento XVI chegou ao lugar onde pensava passar o entardecer de sua vida. Centenas de vezes fez o mesmo trajeto, ida e volta da estação central à Catedral e depois ao seminário na Praça Bismarck. Algumas vezes a pé, outras de ônibus e só ocasionalmente era reconhecido por alguém. A tarde de ontem, entretanto, foi algo totalmente diferente. Sentou-se no papamóvel, e ao longo de seu percurso se amontoaram milhares de fiéis que lhe davam jubilosamente as boas-vindas.

"É extremamente maravilhoso que o Papa esteja entre nós. O Papa é alemão, é da Bavária, é um de nós", disse Max Janker, e acrescentou que "é algo pelo que todos os cidadãos de Ratisbonne devemos nos alegrar e atirar a casa pela janela. Hoje o Papa está em casa!"

Na sua chegada a Ratisbonne, o Papa Bento irradiava alegria. Estava certamente cansado pela larga jornada em Altötting e a visita a Marktl am Inn. Mas a alegria do reencontro com os compatriotas da terra de seu coração saltava à vista. À sua passagem a bordo do papamóvel pela Catedral, o Santo Padre pediu deter-se por um breve momento para contemplar o portão lateral, restaurado há poucos dias, logo depois de longos anos de trabalho. O Papa estendeu os braços encantado, com a reluzente fachada.

Brigitte Götzfried e Cornelia Mader, dias jovens de Ratisbonne, não podiam conter a alegria por ter podido ver muito de perto o Papa. "É incrível, um sentimento indescritível, o Papa está entre nós, é fantástico! Quando passou junto de nós e nos cumprimentou, sentimos um imenso calor que nos invadia!", assinalaram as duas amigas.