Durante o Ângelus que pronunciou ao finalizar a solene Missa na esplanada do Santuário de Lourdes, o Papa João Paulo II dirigiu especiais palavras aos jovens,  recordando-lhes que o cristianismo é a fonte da vida.

O Pontífice saudou de maneira especial aos jovens peregrinos e voluntários, e  lembrou “com emoção meus encontros  na França com os jovens: o primeiro em Paris, depois em Lyon, em Strasburgo e finalmente novamente em Paris para a Jornada Mundial da Juventude”.

“Estes encontros me deram uma grande esperança, que hoje quero compartilhar com vocês, queridos jovens amigos. Coloquem-se na escola de Maria e levarão a mundo uma corrente de esperança!”

O Pontífice recordou que a Virgem em Lourdes pediu a Bernardete penitência e oração. “Indicou-lhe um bebedouro, e lhe pediu beber. Aquela água que surge sempre fresca se converteu em um dos símbolos de Lourdes: símbolo da vida nova, que Cristo doa a quantos se convertem a Ele”.

“Se, o Cristianismo é fonte de vida, e Maria é a primeira guardiã desta fonte. A todos a assinala chamando a renunciar ao orgulho, a fazer-se humildes, para obter a misericórdia de seu Filho e colaborar assim ao advento da civilização do amor”.