O jovem sacerdote caldeu seqüestrado no último 15 de agosto em Bagdá, Saad Sirop Hanna, foi libertado nesta segunda-feira, confirmou hoje o Patriarca da Babilônia dos Caldeus, Sua Beatitude Emmanuel III Delly, que informou também que "está bem, está em sua casa e agora poderá finalmente retomar seu trabalho na paróquia de Bagdá".

O Pe. Hanna foi seqüestrado na capital iraquiana depois da celebração da solenidade da Assunção da Virgem Maria. Poucos dias depois, o Papa Bento XVI fez um "sentido chamado aos seqüestradores para que libertassem o jovem sacerdote imediatamente, de modo que possa retornar ao serviço de Deus, da comunidade cristã e seus compatriotas".

"Foi libertado e está bem; isto é a única coisa que conta agora", disse o líder caldeu em diálogo com a agência missionária MISNA ao confirmar a libertação do sacerdote de 34 anos de idade.

O também Presidente da Assembléia de Bispos Católicos do Iraque expressou sua alegria pela "boa notícia" e agradeceu "a todos os que se mobilizaram para chegar à libertação do Padre Hanna".

Até o momento não divulgaram as circunstâncias da libertação.