O Diretor nacional da organização evangélica Christian Voice (Voz cristã), Stephen Green, foi detido e acusado de "conduta e palavras ameaçadoras, abusivas e ofensivas", por distribuir no Festival homossexual de Mardi Gras folhetos com passagens bíblicas que condenam a homossexualidade.

Green, de 55 anos foi acusado por distribuir o folheto intitulado "Amor do mesmo sexo - relação sexual do mesmo texto: O que diz a Bíblia?".

Um porta-voz da polícia local admitiu que o líder evangélico tinha sido detido porque os folhetos continham passagens bíblicas condenando a atividade homossexual, o que desagradou a Unidade de Apoio às minorias de Gales.

Por sua vez, Stephen Green afirmou que está "surpreso de que a polícia galesa conte com uma unidade especial dedicada a silenciar àqueles que não concordam com o homossexualismo", ao mesmo tempo que questionou o vínculo entre a polícia e grupos homossexuais. Green, que não tem nenhum antecedente de má conduta nem de violência ou agressividade, foi interrogado longamente pela polícia e finalmente preso.

Representantes das igrejas evangélicas na Inglaterra condenaram a detenção e prisão de Green como um "atentado contra a liberdade de expressão e contra a liberdade religiosa". Green permanecerá detido aguardando o julgamento até 28 de setembro.