O Papa Bento XVI fez ontem uma curta porém emocionante escala na sua cidadezinha natal, Marktl am Inn, cidade em que visitou a igreja paroquial de São Oswald, onde foi batizado o mesmo dia de seu nascimento em 16 de abril de 1927.

Foi recebido por centenas de pessoas, a muitas das quais cumprimentou e beijou. Já dentro da igreja se juntou a ele o seu irmão mais velho, Monsenhor Georg Ratzinger, e os dois rezaram durante vários minutos diante da fonte batismal onde Bento recebeu o sacramento. Seu irmão foi durante um tempo diretor do coro da catedral de Regensburg e ambos foram ordenados sacerdotes no mesmo dia de 1951.

A visita a Marktl am Inn aconteceu durante o terceiro dia da viagem do Papa pela Alemanha, e lhe permitiu deixar a grande cidade de Munique, capital da Bavária, onde serviu como arcebispo entre 1977 e 1982, e entrar nos povoados e visitar as igrejas de sua infância. Hoje viajará a Regensburg, onde ensinou teologia e onde também estã enterrados seus pais e sua irmã.

Previamente, o Papa tinha celebrado uma missa ante 70 mil pessoas no famoso centro de peregrinação de Altötting e escutou uma breve prece pela paz vinculada com o aniversário dos atentados terroristas do 11 de detembro.

O Papa, em uma viagem de seis dias pela Bavária, sua região natal, dedicou seu sermão à virgem María, a quem está consagrado o santuário de Altötting.