Marktl am Inn “é um lugar que possui alguma coisa de caseiro e de aconchego” opina o Papa Bento XVI sobre o pequeno povo que o viu nascer, muito perto da cidade de Altötting.

Bento XVI se lembra pouco deste lugar, pois morou aqui apenas os dois primeiros anos de sua vida. Às poucas horas de nascer, em 16 de abril de 1927, foi batizado pelo pároco Josef Stangl na Igreja de São Oswaldo, com o nome de Joseph Aloisius Ratzinger com a água abençoada horas antes durante a vigília pascal.

Em seu livro “Sobre a minha vida” escreve o Santo Padre que, “ser o primeiro batizado com a água pascal foi tomado como sinal de um destino especial”. O fato de que o início de sua vida tenha estado inserido do início com o mistério pascal, encheu-o sempre de especial gratidão para Deus.

Seu lugar de nascimento permaneceu sempre em estreito vínculo com o Papa. Em 1997 foi concedido pelos cidadãos de Marktl am Inn o título de “cidadão ilustre”, ao celebrar seus 70 anos. Logo depois de uma Missa na paróquia onde nasceu à graça, o então Cardeal Ratzinger descobriu uma placa colocada na fachada da casa onde nasceu.

Naquela ocasião dizia o Papa, que “o embargava um sentimento de ‘estar em casa’ no meio da amabilidade e bom coração de tantas pessoas a quem unia uma mesma língua e uma mesma fé. Logo depois de uma longa camihada de vida, é muito formoso descobrir as próprias raízes”. Como um grande tesouro, guarda a comunidade de Marktl am Inn duas cartas, nas quais o então Cardeal deixou impressa sua alegria pela visita.

Oito anos depois, já como Bento XVI, durante o vôo que o levava de retorno a Roma depois da Jornada Mundial da Juventude em Colônia, o piloto do avião da Lufthansa que o levava à casa sobrevoou Regensburg, deu uma volta sobre Marktl am Inn, e através do telefone, o Santo Padre pôde comunicar-se com os dois mil habitantes reunidos para assenar da casa natal de onde brilhavam alguns espelhos, de modo similar como os mexicanos estavam acostumados a despedir-se de João Paulo II quando deixava o país.

Os fiéis ficaram profundamente tocados pela palavras que o Santo Padre lhes dirigiu pessoalmente: “Espero que uma faísca da alegria que experimentei chegue até Marktl e lhes agradeço por tudo o que fazem, e faça possível  um encontro digno com as interrogantes de nossa fé. Marktl am Inn fica muito perto de Altötting, por isso gostaria agora rezar com vocês um Ave-Maria e lhes outorgar a minha bênção”.