A cidade de Altötting é tradicionalmente conhecida como “o coração da Bavária”. E o coração de Altötting é por sua vez a Gnadenkapelle (Capela da Graça), que todos os anos recebe a milhares de peregrinos do mundo inteiro que chegam até aqui para venerar à “Virgem Negra” e que hoje 11 de setembro recebe ao Papa Bento XVI.

Faz algum tempo, o então Cardeal Ratzinger escrevia: “Tive a sorte de nascer muito perto de Altötting. Assim, as peregrinações que fiz junto aos meus pais e irmãos até este santuário permanecem entre minhas primeiras e mais formosas lembranças”.

Um menino afogado de 3 anos e outro atropelado, cujos pais invocaram a ajuda de Deus por intercessão da Virgem María, e viram seus filhos voltar à vida, são os dois primeiros milagres que em 1489 e 1490 iniciam a história das peregrinações até este lugar.

Localizado na diocese de Passau, a história de Altötting se remonta ao século VIII, quando em 10 de julho de 748, o nobre Wilhelm auspicia a fundação do monastério de Mondsee. No lugar se escreveu “actum Autingas“, que significa “dado em Ötting”, de onde vem seu nome.

Por volta da segunda metade do oitavo século se iniciou a construção da atual capela, em cujo interior se conserva atualmente o coração de muitos dos reis e príncipes bávaros, daí que se chame a este lugar o “coração da Bavária”.

Durante a Páscoa, é já tradicional a peregrinação juvenil: Uns sete mil jovens da Diocese de Passau chegam até o Santuário depois de percorrer 90 quilômetros a pé.

Bento XVI e o Santuário de Altötting

Em 1934 Joseph Ratzinger guardou no coração o vivido na canonização do Irmão Konrad de Parzham nesta cidade, e dirá, anos depois: “Este pequeno santo é uma grande sinal para nosso tempo, que me toca interiormente tanto mais, quanto mais vivo unido a ele”.

Ao longo de sua vida muitas vezes Bento XVI chegou até este lugar. Durante o ano jubilar de 1989, presidiu a inauguração. Em 1999 veio como conferencista principal para a celebração dos 400 anos de fundação da Congregação Mariana masculina. Em 2001 acompanhou durante a última etapa a peregrinação ao Santuário. Em janeiro de 2005 peregrinou de maneira privada com seu irmão Georg.

Posteriormente, já como Sucessor de Pedro, em 24 de abril de 2005, agradecia ao prefeito de Altötting, Herbert Hofbauer, pela réplica da Virgem Negra que lhe obsequiasse, refirido-se ao Santuário como “o coração da Bavária, e um dos corações da Europa”.

Hoje em dia é possível realizar um percurso denominado “seguindo as pegadas da infância e juventude de Bento XVI”, no qual se percorre 224 quilômetros ao longo do rio Inn passando por cidades como Mühldorf, Aschau e Wasserburg, para continuar logo para  Traunstein, Tittmoning, Burghausen e Marktl am Inn até o destino final, Altött