Com 69 procissões por todo o país, os fiéis cubanos celebraram a festa de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, declarada Padroeira de Cuba pelo Papa Bento XV em 1916 e coroada por João Paulo II em 1998.

A Conferência de Bispos Católicos de Cuba informou que as procissões ocorreram nas dioceses de Matanzas, Cienfuegos, Santa Clara, Ciego de Avila, Camagüey, Bayamo-Árbol, Guantánamo, Holguín e Havana. Na capital, a celebração culminou com uma Missa presidida pelo Arcebispo da cidade, Cardeal Jaime Ortega.

As autoridades cubanas permitiram as procissões religiosas logo depois da histórica visita do Papa João Paulo II em 1998. Depois estas se realizam durante a festa da Virgem da Caridade do Cobre e na Semana Santa.

Do mesmo modo, muitos cubanos que vivem em Valência (Espanha), comemoraram esta festividade Mariana na paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde existe uma imagem da Virgem trazida de Cuba pelo Bispo de Holguín, Dom Héctor Luis Peña em 2003.

Segundo a agência AVAN, o pároco, Pe. José Pólo, afirmou que se trata de “uma festa de irmanamento de todos os cubanos em Valência”.

A história desta devoção Mariana se encontra em http://www.acidigital.com/Maria/cobre.htm