Como preparação para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, será realizada nesta capital o 2° Congresso sobre Doutrina Social da Igreja, intitulado “Imaginar um continente para todos: Justiça, solidariedade e testemunho do cristão diante dos novos desafios sociais na América Latina e no Caribe”.

O Congresso, que se realiza até 15 de setembro, é organizado pelo Departamento de Justiça e Solidariedade do CELAM. Nele se busca discernir os sinais dos tempos no Continente para ajudar as comunidades eclesiais a dialogar com diversas realidades e obter soluções aos problemas sociais da atualidade.

Além disso se aprofundará na necessidade de que o povo de Deus “assuma com maior responsabilidade a própria missão no mundo”, oferecendo “motivações que sustentem a esperança dos homens e mulheres do Continente, sobretudo dos pobres e dos que sofrem, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja”.

Do mesmo modo, como mostra de comunhão eclesial, também participarão delegações do Canadá e Estados Unidos para fazer, comunitariamente, um chamado à “nova fantasia da caridade”, indicaram os organizadores.