"Como passa o tempo!", exclamou o Bispo de Pinar del Rio, Dom José Siro González Bacallao, ao lembrar o desalojamento que sofreu há um ano a Biblioteca Diocesana por parte de autoridades governamentais, que a pesar do tempo transcorrido, continuam sem cumprir a promessa de receber um novo local.

"Como passa o tempo! Logo se cumprirá um ano daquele infame e inaudito desalojamento, que não tem outro nome, e a Diocese continua sem local para sua biblioteca, os livros dispersos em várias casas de fiéis que suportam com paciência e delicadeza o inoportuno daquelas prateleiras e livros em suas pequenas salas caseiras", denunciou o Prelado em um artigo publicado na revista Vitral.

A história da biblioteca Padre Jaime se remonta a quando esteve localizada na capela do Colégio dos Padres Escolápios, usurpado pelo Governo depois do triunfo da revolução comunista. Esta biblioteca prestou durante anos "serviços de ordem pastoral, social e educativa", enquanto que o local do antigo colégio "ia deteriorando rapidamente" por descuido dos mesmos que o confiscaram.

Tempo depois, "vamos às autoridades que disseram que se pretendia fazer uma grande reforma (no antigo local), mas isso não era para nossa parte". Entretanto, indicou o Bispo, "aumentaram as infiltrações e goteiras e um 'nefasto dia' comprovamos que tinham aberto buracos no teto da biblioteca, sem nos avisar nada e com a única intenção, sem dúvidas malévola, de nos obrigar a abandonar o lugar".

Depois do desalojamento, um representante do Estado prometeu que avisaria de alguma casa" para ser adaptada "até que se concluíssem as obras e voltássemos para nosso local", explicou o Prelado, coisa que não se cumpriu até o dia de hoje.