No sábado pela tarde, durante uma emotiva visita à humilde gruta da Lourdes, o Papa João Paulo II disse ter completado o “objetivo” de sua viagem: ajoelhar-se em oração diante da imagem da Imaculada Conceição.

“Ajoelhado aqui, diante da gruta de Massabielle, sinto profundamente que cheguei ao objetivo de minha peregrinação”, disse o Papa. “Esta gruta, onde Maria apareceu, é o coração de Lourdes. Faz-me lembrar a gruta do Monte Horeb onde Elias se encontrou com o Senhor, que lhe falou com uma ‘suave e baixa voz’”

Lourdes, disse o Pontífice, é o lugar “onde os cristãos da França, e aqueles de tantas outras nações da Europa e do mundo, caem de joelhos e rezam”.

“Queremos aprender –continuou o Santo Padre-  com a humilde serva do Senhor uma atitude de docilidade e abertura à palavra do Senhor e um generoso compromisso de receber os ensinos de Cristo em nossas vidas”.

“Em particular”, disse e Pontífice, “gostaria de pedir-lhes que orem pelas vocações ao sacerdócio e à virgindade pelo Reino de Deus, de tal maneira que todos aqueles que são chamados respondam com generosidade e perseverança”.

João Paulo II finalmente pediu aos fiéis  rezar juntos com as palavras da vidente de Lourdes, Bernardete: “Mãe boa, tenha misericórdia de mim; entrego-me inteiramente a ti, para que entregue a seu querido filho, a quem desejo amar com todo meu coração. Mãe boa, me conceda um coração todo inflamado por Jesus”.