“Por favor, vão com seus filhos à igreja e participem da celebração da Eucaristia dominical!”, com estas palavras, o Papa Bento XVI fez um intenso chamado aos pais alemães –e através deles, aos do mundo inteiro- para que façam de Deus o centro da vida familiar.

Esta tarde, como parte de sua viagem a Bavária, o Papa rezou as Vésperas na Catedral de Munique com os jovens, famílias, catequistas, professores de religião e crianças que se preparam para a Primeira Comunhão.

Ao presidir a oração, o Santo Padre dedicou algumas reflexões aos pais de família e lhes assegurou que se forem na Missa cada domingo, descobrirão “que não é um tempo perdido” mas “o que pode manter a sua família verdadeiramente unida e centrada”.

O domingo se faz mais formoso, a semana se torna mais formosa, quando vão na Missa dominical juntos”, indicou.

Além disso, pediu-lhes “por favor”, rezar “juntos em casa também: nas comidas e antes de deitar-se. A oração não só nos aproxima de Deus mas também nos aproxima os uns dos outros. É uma fonte poderosa de paz e alegria. A vida familiar se torna mais alegre e expansiva quando Deus está ai e sua proximidade se experimenta na oração”.   

“Queridos pais! Peço-lhes que ajudem aos seus filhos a crescer na fé, peço-lhes que os acompanhem em sua peregrinação para a Santa Comunhão, em sua viagem até Jesus e com  Jesus”, exclamou.

Segundo o Papa, o ato do Batismo “é apenas um início” na vida de fé e é necessário participar “da Santa Comunhão” onde se pode “beber diretamente da fonte da vida”.

“É assim como devemos receber a Santa Comunhão: vendo-a como um encontro com Jesus, um encontro com Deus mesmo, que conduz às fontes da vida verdadeira”, indicou.   

Do mesmo modo, dirigiu-se a catequistas e professores, lhes pedindo “manter viva nas escolas a procura de Deus, desse Deus que em Jesus Cristo se fez visível a nós. Sei que no nosso mundo pluralista não é coisa fácil resgatar o tema da fé nas escolas. Mas já é bastante difícil para as nossas crianças e jovens aprender somente conhecimentos técnicos e habilidades, e não os critérios que dão direção e significado ao conhecimento e as habilidades”.

“Animem aos seus estudantes não só a colocar perguntas sobre assuntos particulares, mas também a que perguntem o porquê e o para quê da vida na sua totalidade. Ajudem-lhes a cair em conta de que qualquer resposta que finalmente não conduza a Deus é insuficiente”, pediu o Pontífice.   

Finalmente, dirigiu-se a sacerdotes e aos que assistem nas paróquias lhes pedindo “fazer tudo quanto for possível por fazer da paróquia uma ‘comunidade espiritual’ para as pessoas - uma grande família onde também se experimente a família ainda maior da Igreja universal, e se aprenda com a liturgia, catequese e todos os acontecimentos da vida paroquial a caminhar juntos no caminho da vida verdadeira”.   

“Estes três lugares de educação - a família, a escola e a paróquia – avançam juntos, e nos ajudam a encontrar o caminho que conduz às fontes da vida, à ‘vida em abundância’”, concluiu.