Em seu primeiro ato oficial no Santuário de Lourdes, o Papa João Paulo II chegou após o meio-dia –hora local- à Gruta de Massabielle, lugar das aparições da Virgem Maria a Santa Bernardete.

Diante da Gruta, segundo o costume dos peregrinos, o Papa bebeu da água da fonte que lhe foi oferecida pelo Reitor do Santuário, Pe Raymond Zambelli.

Após este ato de piedade, o Pontífice entregou ao Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Jacques Perrier, a “Rosa de Ouro” em honra à Imaculada Conceição da Beata Virgem Maria e dirigiu a oração do Ângelus.

E pouco antes de se dirigir ao Accueil Notre-Dame, residência dos peregrinos doentes que se encontra no interior do complexo do Santuário, João Paulo II dirigiu aos doentes presentes na Grua uma afetuosa mensagem.

“Estou com vocês, queridos irmãos e irmãs, como um peregrino diante da Virgem; faço minhas vossas orações e esperanças; compartilho com vocês o tempo da vida marcado pelo sofrimento físico, mas não por isso menos fecundo no desígnio admirável de Deus. Junto com vocês oro por aqueles que se confiaram à vossa oração”.

“Peço a vocês- seguiu o Papa- que se unam a mim, durante esta peregrinação, para apresentar a Deus, por intercessão da Virgem Maria, todas as intenções da Igreja e do mundo”.

“Queridos irmãos e irmãs doentes, gostaria de abraçá-los entre meus braços com afeto um após outro, e dizer o quão próximo e solidário estou de vós. O faço espiritualmente confiando-me ao amor materno da Mãe do Senhor “, concluiu o Papa.