O Arcebispo de Tarragona, Dom Jaume Pujol, dedicou sua carta dominical à Diada da Catalunha, que se celebra em 11 de setembro, e afirmou que a "Catalunha seria inexplicável sem o cristianismo", e pede aos fiéis que rezem para os governantes atuais e futuros.

"Nosso povo –diz o Arcebispo Pujol– esteve configurado por um rico patrimônio histórico, cultural e moral, acumulado ao longo dos séculos e fecundado desde tempos muito antigos pela fé cristã".

"Segundo a tradição, os catalães recebem a tocha do próprio São Paulo. Temos profundas raízes cristãs. Os bispos da Catalunha expressaram no documento ‘Raízes cristãs da Cataluha’. Estas raízes configuram nossa identidade coletiva e as maneiras de viver, e as instituições sociais básicas, como a família, a educação, o papel do Estado e o respeito à vida humana em todas suas fases", assinala o Prelado.

"A Catalunha seria inexplicável sem o cristianismo Poderíamos entender a Catalunha, por exemplo, sem as Igrejas românicas, ou sem as catedrais góticas, os santuários da Virgem, as confrarias e procissões de Semana Santa, as representações de Natal e da Paixão, as caramelles, etc.?", acrescenta.

O patrimônio histórico não são só pedras

"Algo semelhante –acrescenta o Arcebispo catalão– acontece com o rico patrimônio artístico que, século após século, formou-se ao amparo da Igreja, e que continua se formando, para seu uso litúrgico no culto a Deus ou como mostra da fé e da piedade do povo cristão".

"Não são só pedras nosso patrimônio. Sobretudo são bens, virtudes, valores, instituições, avanços em civilização e humanidade", acrescentou o Arcebispo. O amor ao trabalho, por exemplo, é um de seus traços; a família e o amor à vida dentro da família; o culto e a piedade com Deus, que é Pai. Necessitamos, em primeiro lugar, não perder este patrimônio moral, não voltar atrás", conclui.