O Bispo de San Bernardo, Dom Juan Ignacio González, afirmou que a decisão do Governo de distribuir sem necessidade do consentimento paterno a pílula do dia seguinte às adolescentes no Chile delata o que verdadeiramente pensa a Presidente Michelle Bachelet e que "disto a uma proposta ao aborto é um passo".

"Depois disto não seria estranho que nos dissessem por que a mulher não pode dispor de seu próprio corpo", disse o Bispo em entrevista à imprensa local, alertando desta maneira a possibilidade de uma futura aprovação do aborto.

Do mesmo modo, o Prelado classificou de "errados" os argumentos esgrimidos pelo Ministro do Interior, Belisario Velasco, para justificar a decisão do Governo. "O ministro do Interior se equivoca, usa argumentos errados ao dizer que a pílula é distribuída a pessoas que não têm como comprá-la, que eles têm que intervir. Quem lhes disse que têm a obrigação de intervir?, estes são âmbitos nos que o Governo não deve se meter", declarou.

Para Dom González "está sendo distribuído um fármaco que atenta contra a defesa da vida desde o momento da concepção" e esta medida "trata-se de uma imposição de controle demográfico, um mecanismo muito perigoso do ponto de vista moral".

Por último, o Bispo de San Bernardo denunciou que o Governo está recorrendo a "uma política de emplastro que pretende tapar com o dedo um problema sério".