O pequeno povo alemão de Thyrnau, nas cercanias de Passau, também vive a febre papal. Há algumas semanas, no Mosteiro de São José não se faz outra coisa que cortar, costurar e bordar, pois as religiosas cistercienses são as encarregadas de preparar os ornamentos que utilizará o Santo Padre na Missa que celebrará no Santuário de Alttöting em 11 de setembro.

Neste mosteiro vivem 19 cistercienses. Todas as religiosas, incluindo a Abadessa, Madre Mechthild, estão muito honradas pelo encargo recebido. Sobre a fina seda, vão bordando com muita delicadeza e destreza os escudos pontifícios.

Enquanto vai dando os últimos pontos a mitra do Papa, feita totalmente à mão, a irmã Michaela assinala que "o mais importante é que fique bem ao Santo Padre, que tenha o tamanho adequado e se sinta cômodo".

Costurar para o Papa é um encargo extraordinário e divertido que as enche de entusiasmo. Não só estão costurando os ornamentos para o Papa e os altares, mas também as casulas que utilizarão os outros 30 cardeais e bispos que o acompanharão na celebração em Alttöting. O mais difícil, comenta a irmã Francisca, é "costurar o mais belamente possível, sabendo que temos que correr contra o tempo".

A irmã Mônica já tem a toalha preparada para o altar, para o que teve que solucionar os possíveis problemas como os do vento, costurando pequenas barrinhas de aço dentro das pregas das bordas.

"Ter recebido esta honra, é algo extraordinário", explica a Abadessa, pois o normal é que se traga tudo de Roma. "É algo especial poder costurar e bordar algo que o próprio Santo Padre vai usar".

Quando a Diocese de Passau enviou sua proposta ao Papa em Roma, provavelmente o Santo Padre a achou difícil de recusar, devido à grande fama que têm os trabalhos de costura das monjas cistercienses de São José.

A Abadessa comenta que "cada ponto vai unida a nossas intenções, para que o Papa esteja saudável, para que suas palavras sejam bem acolhidas, para que tudo saia bem em sua missão, para que tenha sempre a fortaleza".

Enquanto umas costuram, outras irmãs têm o encargo de observar pela televisão as figuras o Papa utiliza em seus ornamentos em Roma, gravando as transmissões para poder então estudar sob a lente de uma lupa os detalhes trabalhados, tudo sempre para que tudo caia bem ao Santo Padre que ele fique ainda melhor.