O Arcebispo de Corrientes, Dom Domingo Castagna, chamou os fiéis a erradicar a mentira dos corações aceitando o Evangelho porque "viver na mentira e professar-se cristãos é uma contradição".

Durante sua reflexão semanal, o Prelado explicou que a eliminação da mentira dos corações "é conseqüência imediata da aceitação da palavra evangélica". Indicou que a graça que Cristo dá "muda a vida e reinstala os homens no caminho da verdade".

Lembrou que Jesus  "adestrou seus discípulos para enfrentar o mal com o bem" e "devolver com bênçãos as dolorosas -e até sangrentas- perseguições que os acompanhariam no transcurso  de toda a história". Por isso, afirmou que "as táticas de ‘guerras santas’ não têm sustento evangélico".

Nesse sentido, explicou que uma leitura distorcida da história "inventou ‘lendas negras’ (sobre a Igreja) que foram aceitas sem exame responsável e sério".

Dom Castagna disse que existe uma  "confabulação contra a verdade" por parte dos " maiores transgressores dos princípios e valores essenciais". Indicou que dali nascer "o ataque programado contra a família tradicional e sua substituição por outras formas contra-naturais".

Por isso, lembrou o chamado à santidade porque "os santos, canonizados ou não, são respostas claras e únicas da Igreja de Cristo à pressão impiedosa causada pelo meio ambiente não tocado ainda nao tocado Redenção".

"É o tempo do profetismo. Cristo ultrapassou e aperfeiçoou mediante o Mistério de sua Encarnação. A palavra de Jesus Cristo deve ser apresentada -por ativa e por passiva- nos lugares culturalmente mais resistentes a escutá-las", indicou.