O Papa João Paulo II prestou homenagem, ao chegar como peregrino ao Santuário de Lourdes para celebrar o 150º Aniversário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, à tradição cristã da França, e augurou para a Igreja o direito a contribuir para a  construção da sociedade.

Em sua chegada ao aeroporto, o Santo Padre foi recebido pelo Presidente francês Jacques Chirac, o Núncio Apostólico na França, Dom. Fortunato Baldelli, o Arcebispo do Bordeaux e Presidente da Conferência Episcopal Francesa, Dom. Jean-Pierre Ricard, e pelo Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom. Jacques Perrier.

Em seu discurso, o Pontífice assinalou que “procuro me unir com íntima disposição aos milhões de peregrinos que de todas as partes do mundo vêm todo ano a Lourdes, para confiar à Mãe do Senhor as intenções que levam no coração e a pedir sua ajuda e intercessão”.

O Papa lembrou suas visitas anteriores à França e aproveitou a ocasião para "prestar homenagem ao grande patrimônio de cultura e de fé que marcou sua história”.

“Não posso, com efeito, esquecer os grandes Santos desta vossa terra, os ilustres mestres do pensamento cristão, as escolas de espiritualidade, os numerosos missionários que deixaram a pátria para levar a todo mundo o anúncio de Cristo Senhor”, acrescentou.

O Pontífice defendeu finalmente o direito da Igreja de “oferecer à sociedade sua contribuição específica na edificação de um mundo no qual os grandes ideais de liberdade, igualdade e fraternidade possam constituir a base da convivência social, na busca e a promoção incansável do bem comum”.