A União Nacional de Centros de Pais de Colégios Católicos (UNAPAC) expressou sua firme rejeição à “decisõ abusiva e inconsultada” do Governo chileno de entregar a adolescentes de 14 anos a polêmica pílula do dia seguinte de modo gratuito e sem necessidade de receita médica nem consentimento de seus pais, pois atenta contra o direito de educar seus filhos segundo seus valores.

Através de um comunicado, a UNAPAC rejeitou a distribuição do polêmico fármaco de possíveis efeitos abortivos às meninas “por considerar que atenta contra o direito, prioritário e irrenunciável, dos pais de educar seus filhos conforme seus principios, valores e crenças”.

“É inaceitável que enquanto os pais nos esforçamos para dar uma educação sexual para formar homens e mulheres que vivam, com maturidade, a paternidade e maternidade responsável, no contexto de um casamento estável e acolhedor de uma nova vida, a autoridade tome a decisão abusiva e inconsultada de entregar uma pílula às meninas para evitar a gravidez pelo caminho mais fácil, menos educativo, menos efetivo e certamente o de maior custo social e econômico”, indica o comunicado com data de 6 de setembro.

Por último, insistindo no direito de  “exercer o dever de educar e proteger nossos filhos de todo tipo de agressão”, os pais manifestaram que a entrega do fármaco “a nossas filhas sem o consentimento de seus pais, agrava a situação tanto do ponto de vista moral como constitucional”. "Nada do que afete nossos filhos nos é alheio", concluiram.