A um ano do assassinato do irmão Roger Schutz, nascido na Suíça e fundador da comunidade ecumênica de Taizé (França), fontes próximas informaram que este se converteu ao catolicismo em 1972.

Conforme informa a agência EFE, assim afirma o historiador Yves Chiron na publicação Aletheia e o Bispo Emérito de Autun, Dom Raymond Seguy, em declarações ao vespertino Le Monde.

De acordo com Dom Seguy, que tinha a seu cargo a diocese onde foi fundada a comunidade ecumênica de Taizé, o irmão Roger Schutz se converteu ao catolicismo em 1972 e quando ia a Roma costumava assistir à Missa na capela particular do Papa e comungar.

A conversão ao catolicismo do irmão Roger não se fez pública porque ele não queria "romper a comunhão ecumênica" em torno de Taizé, indicou o Prelado.

Do mesmo modo, Yves Chiron indicou que o outro fundador de Taizé, o pastor Max Thurian falecido em 1996, também tinha se convertido ao catolicismo.

O irmão Roger foi apunhalado por uma jovem romena em 16 de agosto de 2005 na igreja que ele mesmo mandou construir em 1962.