Em um comunicado emitido no dia de hoje, a Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) reconheceu a decisão final do Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação que declara Presidente eleito do México ao candidato do Partido Ação Nacional, Felipe Calderón Hinojosa.

"Os bispos do México nos somamos aos cidadãos e instituições que apóiam a atuação e a sentença do Tribunal Eleitoral, e portanto reconhecemos a legalidade do novo Presidente Eleito, a quem desejamos êxito em sua administração em benefício de todos os mexicanos", indica a missiva.

Do mesmo modo, os bispos destacaram a necessidade de "abrir as pontes do diálogo, do entendimento e dos acordos imprescindíveis para fazer possível a governabilidade que nos permita construir um México mais justo no que se abatam as desigualdades sociais, geradoras do lamentável fenômeno de nossa pobreza".

Depois de lembrar algumas das responsabilidades do novo governo como lutar contra a insegurança, o narcotráfico e a corrupção, a CEM anima a evitar "ações que propiciem ódio, violência, divisão e promovamos as que enfatizem reconciliação, inclusão, respeito pelo adversário e por quem exerce uma oposição crítica, responsável e construtiva".

Os prelados também insistem aos mexicanos a construir a paz e a colaborar com ela dado que o novo Governo "não poderá responder sozinho", pois "necessita da colaboração generosa e fraterna de todos os mexicanos, de todos os partidos políticos, de todos os atores sociais, fazendo a um lado interesse pessoais e de grupo para contribuir a esta grande tarefa".

Finalmente, exortam "a toda a cidadania a colaborar responsavelmente com o próximo governo a fim de alcançar o bem comum dos mexicanos".

O comunicado está assinado pelo Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, o Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez; e o Presidente e Secretário Geral da CEM, Dom José Guadalupe Martín Rábago e Dom Carlos Aguiar Retes, respectivamente.