Uma religiosa húngara que salvou dezenas de judeus de morrer durante a Segunda guerra mundial será beatificada no próximo dia 17 de setembro na Basílica de São José em Budapeste.

"Sara Salkahazi exerceu heroicamente seu amor à humanidade desde sua fé cristã. Por esta razão ela entregou sua vida", afirmou o Arcebispo de Esztergom-Budapeste, Cardeal Péter Erdö, que celebrará a Missa de Beatificação.

A irmã Sara Salkahazi foi assassinada pela Arrow Cross, os aliados húngaros dos nazistas, em 27 de dezembro de 1944, por ter escondido dezenas de judeus em um edifício de Budapeste de sua ordem, as Irmãs do Serviço Social. A religiosa foi tirada do lugar no que se encontrava e executada. Seus assassinos lançaram seu cadáver e os dos outros que estavam com ela ao rio Danúbio. Nunca foram encontrados.

Sara Salkahazi nasceu na cidade de Kassa em 1899, naquele tempo parte da Hungria, cidade de Kosice na atual Eslováquia. Antes de ser religiosa, a irmã Salkahazi trabalhou em um jornal como editora.

Esta beatificação será a primeira a se realizar na Hungria desde ano 1083, quando o primeiro rei do país, São Stephen, fora beatificado com seu filho, Santo Imre, e São Gellert, um bispo italiano que contribuiu à evangelização da nação.