O Bispado de Tarazona e a Paróquia da Santa Maria de Calatayud abrirão ao público neste 7 de setembro o Museu Permanente da Insigne e Real Colegiata de Santa Maria Maior de Calatayud.

O museu está localizado no claustro da Colegiata e ocupa também a antiga sala capitular e uma capela construída no pátio central do mesmo claustro.

Na antiga sala capitular poderão ser apreciadas obras de estilo gótico, destacando entre elas os retábulos da Epifania, de São Vicente e de Santo Isidoro, Santo Ambrósio e São Nicolau, além da imagem de Nossa Senhora de Mediavilla, anterior titular do templo e um Crucificado do século XV.

No claustro estão esculturas e pinturas dos séculos XVI a XVIII, entre as que destacam as que representam vários Santos religiosos em memória das ordens que no transcurso dos séculos erigiram seus conventos e mosteiros em Calatayud.

A capela alberga cálices, cruzes, custódias e relicários dos séculos XV a XVIII além de alguns ornamentos litúrgicos, com importantes peças dos séculos XV e XVI.