A organização Women for Human Rights International (Mulheres pelos Direitos humanos Internacionais - WHRI) realizou uma marcha nesta cidade em solidariedade com as Damas de Branco cubanas, que marcham todos os domingos para pedir a liberdade de seus familiares presos.

As mulheres de WHRI partiram em silêncio e vestidas de branco da igreja Ermida da Caridade até o Bayshore Drive, na localidade do Coconut Grove. Durante a "Marcha pela Dignidade e a Liberdade", pediram ao governante interino de Cuba, Raúl Castro, a liberdade incondicional dos presos políticos da ilha, solidarizando-se assim com o pedido das Damas de Branco.

Mariví Prado, Presidente do WHRI, disse que a próxima marcha começará no centro de Miami, em uma data que ainda não foi determinada. "Só queremos demonstrar às mulheres que em Cuba fazem estas marchas que como mostra de solidariedade aqui fazemos o mesmo que elas fazem todos os domingos. Talvez não possamos realizar estas marchas todas as semanas, mas queremos fazê-lo pelo menos uma vez ao mês", explicou.

"O grupo quer que a atenção se centre nas mulheres cubanas assim como também nos presos políticos por quem elas caminham", disse Ana María Ferradaz, outra integrante do WHRI.

"De certa maneira também estamos marchando pelos presos. Fazemos isso não unicamente por seus maridos dissidentes, mas também por seus próprios direitos", indicou Ferradaz. "Estão sob o perseguição implacável do governo, sob grandes ameaças de todo tipo e, entretanto, parecem invencíveis", afirmou.