Os habitantes de Angostura, um pequeno povo ao norte do estado colombiano de Antioquia, rezam com a esperança de um milagre que permita a canonização seu ex-pároco, o Beato Padre Marianito.

O beato Mariano de Jesus Eusse, conhecido como o Padre Marianito, foi beatificado em 9 de abril de 2000 pelo Papa João Paulo II. A partir desse ano, a história de Angostura mudou notoriamente. Depois de ser cenário de violentos confrontos entre grupos armados, o povo se converteu no destino de milhares de devotos que a cada semana chegam para pedir favores ao sacerdote.

Como pároco de Angostura, o Padre Marianito se dedicou de corpo e alma a trabalhar com os camponeses e os habitantes mais pobres desta fria população. Sua beatificação foi possível depois da milagrosa cura de um sacerdote que sofria de câncer, atribuída a sua intercessão.

O Padre Enrique García Jiménez, atual pároco sucessor do beato, informou que diariamente recebem telefonemas de pessoas que receberam favores e milagres do Padre Marianito. Atualmente, há dois milagres que já foram enviados a Roma e estão sendo estudados.

A grande afluência de peregrinos significou prosperidade para Angostura. Centenas de pessoas chegam todos os fins de semana, obrigando a construção de hotéis, restaurantes e armazéns de artigos religiosos.

Este fenômeno permitiu um acordo com o governo nacional para terminar a estrada que conecta Angostura com o resto do país. Para os habitantes, esta transformação foi o primeiro milagre do querido pároco.

O Padre Mariano de Jesus Eusse nasceu em Yarumal (norte de Antioquia) em 14 de outubro de 1845. Ingressou no Seminário Maior de Medellín em 3 de fevereiro de 1869 e foi ordenado sacerdote em 14 de julho de 1872; começou a trabalhar como pároco em Angostura em 1882 e faleceu à idade de 81 anos, em 13 de julho de 1926.

A Congregação para a Causa dos Santos iniciou seu processo de beatificação em 10 de outubro de 1980. Seus restos repousam em uma urna de cristal na igreja em que serve como pároco durante 44 anos.