Com motivo da celebração da 28° Jornada Nacional da Juventude, organizada pela Comissão Nacional da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU), bispos, sacerdotes e mais de 200 jovens uruguaios e argentinos se reuniram em Paysandú sob o lema: "Jesus Cristo nos une, o rio também".

A jornada é considerada um sinal de fraternidade entre os povos argentino e uruguaio depois do desacordo ocorrido entre ambos países por causa da instalação na fronteira comum de indústrias de celulose.

Participaram do encontro o Bispo de Gualeguaychú e Responsável pela Pastoral da Juventude da Conferência Episcopal Argentina, Dom Jorge Lozano, e o Presidente da Conferência Episcopal e Bispo de Salto, Dom Pablo Galimberti, além de outros bispos e sacerdotes de ambos os países.

Na Missa central do encontro, Dom Galimberti assinalou que "vendo o conflito desde a janela da fé, teremos uma disposição nas mãos muito mais ampla da que possivelmente dirigem outros especialistas no tema, como membros da diplomacia e todos aqueles que fazem gestões em outros níveis".

Acrescentou que "os problemas existem e não vamos ignorá-los, mas hoje queremos celebrar a fé comum expressa neste abraço em Cristo, um abraço forte e apertado, que nos alimenta com seu Corpo e é a união mais potente, mais impensável que nos nutre".

O encontro de jovens de ambos os países surgiu há alguns meses por iniciativa de Dom Lozano, que propôs aos bispos de Salto a realização de um sinal de fraternidade entre ambos os povos. O mesmo será seguido por outro que se realizará no dia 1 de outubro, data em que os jovens uruguaios devolverão a visita a seus pares argentinos na cidade do Colón.