O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, afirmou que a Igreja, além de ensinar verdades religiosas, opina sobre temas como a proteção da vida e da família porque é especialista em humanidade e porque defende a dignidade do homem.

Durante o programa Chaves para um Mundo Melhor, o Prelado disse que muita gente acredita que o que a Igreja ensina só corresponde aos crentes. Entretanto, "não só ensina verdades religiosas (...), mas também esclarece as realidades da ordem natural", prestando um serviço ao homem porque "é perita em humanidade".

"Porquê a Igreja insiste tanto nestes assuntos que hoje são discutidos por muitos e que, inclusive, são vulnerados por leis iníquas? Faz-o por respeito à dignidade humana e para salvar a condição humana da ruína que a ameaça em um momento cultural caracterizado pela confusão e o relativismo", afirmou.

Dom Aguer explicou que "com o passar do tempo, segundo os vaivéns da cultura, estas verdades" foram sendo distorcidas e já não é tão claro para muita gente, por exemplo, "que deva respeitar a vida de qualquer ser humano desde o momento da concepção". Acrescentou que "certas opiniões e discussões sobre o assunto" acrescentaram confusão porque as motivam "interesses alheios à verdade".

"Mais grave é, ainda, quando em uma época determinada, em um país, em uma geração, perde-se o sentido destas realidades fundamentais da condição humana. Assim ocorre quando a força da propaganda e as pressões dos personagens da cultura da morte difundem uma mentalidade favorável ao aborto (...), à eutanásia e a outros atentados contra a vida humana e a dignidade da pessoa", advertiu.

Por isso, afirmou, a Igreja "tem o dever de esclarecer também a consciência do povo sobre estes assuntos e o faz projetando sobre eles a luz da Revelação". Indicou que para isso Deus deu os dez mandamentos".