O ambiente público do sul da Alemanha, especialmente ao redor das cidades que o Papa Bento XVI visitará nesta semana, viu-se arrebatado por uma verdadeira "febre papal", que indica o ambiente que o Pontífice encontrará em sua terra natal.

Por enquanto, a televisão e rádio estatais da região estão dedicando amplas reportagens a eventos, personagens e lugares católicos vinculados ao Pontífice, em que um porta-voz da diocese de Regensburg qualificou como "uma autêntica catequese".

Várias páginas na Internet dos meios locais criaram recursos como o envio de postais virtuais de Pentling, o pequeno povoado onde se encontra a casa em que o atual Pontífice residiu com sua irmã Maria quando era professor em Regensburg, até que foi nomado Arcebispo de Munique.

As bandeiras com as cores pontifícias invadem a cidade e os veículos da região; enquanto que se multiplicam nas lojas lembranças de todo tipo alegórico da próxima visita: vela com forma de mitra papal, pratos, taças, medalhas; e até ursos de pelúcia vestidos de Papa.

Empresários locais criaram uma cerveja e limonada especial, feitas com incenso, com uma etiqueta que mostra o rosto do Bento olhando paternalmente sobre a cidade de Regensburg.

Mas o sinal mais importante do impacto da visita do Papa na vida pública da região foi a decisão da fábrica da BMW de paralisar a produção diária de mil automóveis e fechar suas instalações localizadas a um quilômetro e meio do "Prado do Papa"; para que os trabalhadores que quiserem possam participar da Missa campal que o Pontífice celebrará na terça-feira, 12 de setembro.

Toda a região iniciou o acondicionamento de uma pavimentação especial de ruas e lugares por onde passará o Papa, enquanto que vizinhos e estudantes estão arrumando a casa e a rua onde o Pontífice transcorrerá seu dia particular em Pentling.