O Papa Bento XVI participa a partir desta sexta-feira até o domingo, dia 3 de setembro, de um encontro intelectual que há mais de 30 anos mantém com seus alunos, e que nesta ocasião abordará o tema de "Evolução e criação".

Em uma entrevista com a Rádio Vaticano, o Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena e discípulo do Papa, relatou que estes encontros se remontam ao ano 1970, quando o então Professor Ratzinger oferecia a seus alunos, junto com o grande exegeta convertido ao catolicismo, Heinrich Schlier, um curso do verão de uma semana, onde "o diálogo teológico e a oração se faziam fecundos em um contexto de convivência".

Em 1977, quando o Professor Ratzinger foi nomeado Arcebispo de Munich, e dado que alguns de seus alunos não tinham terminado seus trabalhos universitários, pediram seguir encontrando-se com ele.

O Professor Ratzinger "era um dos teólogos alemães que sublinharam intensamente já nos anos setenta a necessidade de voltar para o tema da criação, quando os teólogos não falavam disso", disse o Arcebispo de Viena, ao explicar a importância do tema sobre evolução e criação.

"O debate destes meses motivou sem dúvida a escolha do tema por parte do Santo Padre, mas se fizermos uma lista de seus livros sobre este tema veremos que fala dele com freqüência há muito tempo", explicou.

O mesmo Cardeal Schönborn introduzirá o debate que contará além disso com os relatores Peter Schuster, Presidente eleito da Academia austríaca das ciências, o Pe. Paul Elbrich, S.J., professor de filosofia da natureza em Munique e Robert Spaemann, filósofo da política.

Como Papa, Bento XVI falou em várias ocasiões deste tema. Na homilia da Missa de inauguração de seu Pontificado, em 24 de abril de 2005, afirmou: "Não somos o produto casual, sem sentido, da evolução. Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um é amado, cada um é necessário".