Ao visitar nesta manhã o Santuário da Santa Face na cidade italiana de Manoppello, localizada na região montanhosa de Abruzzo; o Papa Bento XVI convidou todos os fiéis, especialmente os sacerdotes, a contemplar e refletir o rosto de Cristo em suas vidas.

O Pontífice se foi de helicóptero de Castel Gandolfo até o santuário, onde foi recebido pelas autoridades civis locais e pelo Arcebispo de Chieti-Vasto, Dom Bruno Forte, a quem tempo atrás, ainda sendo Cardeal, tinha manifestado seu desejo de visitar o santuário.

Antes de entrar no santuário, onde permaneceu em oração por longo tempo completamente sozinho, o Sumo Pontífice agradeceu aos cerca de dez mil peregrinos congregados, sua presença e seu particular entusiasmo e disse que vê "à Igreja como uma grande família. Uma família que se une quando está com o Papa".

"Todos procuramos o Rosto do Senhor, e é este o sentido de minha visita a Manoppello: Um rosto que juntos tentamos conhecer sempre melhor, e de que encontramos esta força de amor e de paz que nos mostra também o caminho de nossa vida".

Depois de visitar a comunidade religiosa do convento de capuchinhos que atendem o santuário, o Santo Padre dirigiu um discurso aos milhares de fiéis reunidos no santuário.

A centralidade de Cristo e seu Rosto foi o tema principal da mensagem do Papa.

"Quem encontra Jesus, que se deixa atrair por Ele e está disposto a segui-lo até o sacrifício da vida –afirmou–, experimenta pessoalmente, como Ele fez na cruz, que só o grão de trigo que cai na terra e morre produz muito fruto".

Depois de destacar que "este é o caminho de Cristo, o caminho do amor total que vence a morte", Bento XVI afirmou que "esta é a experiência dos verdadeiros amigos de Deus, os Santos, que reconheceram e amor nos irmãos, especialmente os mais pobres e necessitados, o rosto daquele Deus contemplado durante muito tempo com amor na oração. Estes são valentes exemplos que devemos imitar".

"Para entrar em comunhão com Cristo e contemplar seu rosto", prosseguiu o Papa precisam de "vistas iluminadas pela verdade do amor que vence a indiferença, a dúvida, a mentira e o egoísmo, além de corações puros".

O rosto de Cristo no sacerdote

Falando em seguida aos sacerdotes, o Pontífice assinalou que se a santidade do rosto de Cristo ficava impressa neles, "também os fiéis confiados a seus cuidados serão contagiados e transformados". Aos seminaristas pediu que não se deixassem "atrair por nada mais que Jesus e pelo desejo de servir a sua Igreja"; e depois exortou aos religiosos e religiosas a que todas suas atividades fossem "um reflexo visível da bondade e da misericórdia divina". "Procurar o rosto de Jesus deve ser o desejo de todos os cristãos".

O Papa pediu à Virgem Maria, "em cujo rosto se delineiam mais que em outra criatura os traços do Verbo Encarnado, que vele sobre as famílias e as paróquias, as cidades e nações do mundo inteiro. Que a Mãe do Criador nos ajude a respeitar também a natureza, grande dom de Deus" que, "entretanto, está cada vez mais exposto a sérios riscos de degradação ambiental e que, portanto, deve ser defendido e tutelado".

Palavras aos jovens

Antes de retornar de helicóptero a Castel Gandolfo, o Santo Padre tomou novamente o microfone e dirigiu uma última saudação à multidão congregada no santuário. "Animo-lhes a seguir adiante pelo caminho da fé". Depois, disse aos jovens: "procurem o rosto de Cristo e conheçam" e os animou a abrir-se à possibilidade do chamado à vocação sacerdotal, explicando que "é formoso estar com o Senhor e a serviço de todos".