Com a finalidade de criar consciência na sociedade e reafirmar a defesa da vida desde o momento da concepção, a Comissão Episcopal de Família da Conferência Episcopal Peruana (CEP) publicou um comunicado com motivo de celebrar-se neste domingo, 3 de setembro, a 12° Jornada Nacional pela Vida.

No documento intitulado: “Com caridade sustentamos e promovemos a vida humana”, a Comissão assinala que esta Jornada “constitui uma preciosa ocasião para a oração e a reflexão sobre o respeito e a promoção da vida humana”.

Do mesmo modo, indica que na atualidade a vida humana “discorre entre ameaças e dificuldades, onde muitas vezes se dá uma renúncia à própria dignidade, por isso o homem termina tratando a si mesmo e ao outro como uma coisa ou uma função da que pode valer-se para proveito próprio”.

“A cultura da vida se gera na medida em que vivendo a caridade saímos ao encontro dos irmãos que necessitam de nós, sem excluir a nenhuma pessoa. Só partindo desta atitude de amor se poderão realizar obras a serviço daquela vida que ainda por nascer se vê ameaçada em suas primeiras horas ou dias de vida; assim como aquela marcada pela doença, em especial quando se aproxima de seu fim natural”, acrescenta.

Finalmente, lembra que “gerar uma cultura da vida é tarefa de todo cristão e dos homens de boa vontade, que sabem reconhecer na vida de cada ser humano um mistério que nos transcende e vai além de nós mesmos”.

O texto completo da Mensagem pela 12° Jornada Nacional pela Vida pode ser lido em: http://www.iglesiacatolica.org.pe/cep/novedad.htm