Para expressar a irmandade existente entre o Uruguai e a Argentina, jovens de ambos os países participarão de uma Missa concelebrada por bispos argentinos e uruguaios, dentro da realização da Jornada Nacional da Juventude a celebrar-se neste domingo, 3 de setembro em Paysandú.

A iniciativa surgiu do Bispo de Gualeguaychú e responsável pela Pastoral de Juventude da Conferência Episcopal Argentina, Dom Jorge Lozano, que propôs aos prelados de Salto a realização de um sinal de fraternidade entre os povos argentino e uruguaio depois do desacordo ocorrido entre ambos países logo depois da instalação de indústrias de papel na fronteira.

A mesma será seguida por outra missa planejada para o mês de outubro, quando os jovens uruguaios devolverão a visita reunindo-se com seus pares argentinos no lado uruguaio da fronteira.

A Missa será concelebrada na Paróquia São José Operário da cidade de Paysandú por Dom Jorge Lozano, o Bispo de Salto e Presidente da Conferência Episcopal do Uruguai, Dom Pablo Galimberti e o Bispo Auxiliar de Salto, Dom Heriberto A. Bodeant.

A Jornada Nacional da Juventude que tem como lema “Vem e segue-me, conto contigo” é convocada há 28 anos pela Comissão Nacional de Pastoral Juvenil do Episcopado Uruguaio.