Uma humilde adolescente de 14 anos de idade comoveu esta semana a sociedade nicaragüense com seu testemunho de amor maternal. Ficou grávida por causa de uma violação, desistiu de abortar e embora tivesse decidido entregar a criança em adoção, finalmente decidiu ficar com o bebê.

A adolescente vive em uma comunidade rural situada no município de San Ramón, Matagalpa. Foi violada em dezembro passado por um vizinho, não denunciou o abuso por medo de represálias, mas em abril sua evidente gravidez descobriu o fato diante de sua família.

Sua mãe fez uma denúncia, mas até a data o autor continua solto. Na segunda-feira passada deu à luz um saudável menino, atendida apenas por sua mãe e uma parteira da comunidade.

Sua mãe a apoiou desde o início da gravidez e embora a adolescente nunca tenha pensado em um aborto, “queria doar a criança”.

A jovem mudou de opinião depois do parto. “custou muito e sentiu o quanto dói ter um filho, então ela agora diz que não quer dá-lo”, diz sua mãe.

Na terça-feira, funcionários das delegações do Ministério de Saúde e do Ministério da Família souberam do parto e levaram a adolescente com seu filho recém-nascido até o Hospital Regional da Matagalpa, onde foram avaliados.

Conforme indicou a imprensa, a jovem disse aos especialistas que quer a criança. “Eu sei que não tem culpa de nada e eu quero estudar e trabalhar para mantê-lo quero estudar porque mais adiante posso conseguir um trabalho ‘alto’, ganhar bem para ajudar meu filho e a minha família”, indicou.