O tradicional  “Concerto de Natal” que se realizava na Sala Paulo VI no Vaticano, será transferido, segundo fontes do Vaticano citadas hoje pelo jornal “La Stampa”.

O concerto,  que se realiza há 12 anos, atrai dezenas de estrelas de música do Rock e Pop; e não foi escapou dos escândalos. Em  2003,  por exemplo, a cantora norte-americana Lauryn Hill, lançou uma diatriba anti católica  e fez menção aos escândalos sexuais nos Estados Unidos diante de  sete mil e quinhentos espectadores, entre eles alguns bispos e cardeais.

Segundo “La Stampa”, a decisão de transferir o Concerto, cuja arrecadação é utilizada para obras de caridade da Igreja,  tem menos a ver com os gostos musicais do  Papa Bento XVI, que  prefere a música clássica ao rock, que com a associação entre o Vaticano e um evento que reunia  figuras públicas não poucas vezes polêmicas.

No ano passado, por exemplo, o coordenador do evento decidiu suspender o convite da cantora brasileira Daniela Mercury quando esta declarou em um programa de televisão que aproveitaria sua visita ao Vaticano para promover os preservativos como meios para prevenir a AIDS.

De agora em diante, concertos serão realizados no Principado de Mônaco.