A Igreja Católica, a comunidade judia e os grupos evangélicos fizeram um chamado conjunto à cidadania para que neste domingo vá massivamente às urnas e vote no referendo revogatório que decidirá a saída ou permanência do Presidente Hugo Chávez.

O Presidente do Episcopado e Arcebispo da Mérida, Dom. Baltazar Porras, reuniu-se com o pastor evangélico Samuel Olson e Crava Brener, rabino principal de Caracas, na sede da Conferência Episcopal.

Os três líderes redigiram uma mensagem de incentivo e esperança aos venezuelanos.

Em uma coletiva de imprensa, Dom. Porras declarou que "a poucos dias da realização do referendo revogatório, quisemos dar uma mensagem em nossa condição de líderes religiosos que nos façam lançar esses valores que tradicionalmente tivemos como povo venezuelano, e que nestes momentos devem aflorar mais".

Dom. Porras agradeceu a mensagem que na quarta-feira enviada por João Paulo II ao povo venezuelano.

“Acredito que isto é um sinal alentador de desejo de paz e de convivência do máximo representante da Igreja Católica em momentos nos que vivemos. O Santo Padre prometeu que nos terá muito presente na próximo domingo em sua visita ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes”, declarou.

No documento conjunto, os líderes religiosos recordaram que "a paz e a construção do futuro do país dependem grandemente do referendo, e exortamos a todos os cidadãos a cumprir seu dever, a não inibir-se, e sim votar com consciência, sem temores, sem coações e em segredo. A República depende deles já que são os protagonistas principais da democracia venezuelana".

Também solicitaram aos venezuelanos protagonizar uma jornada de paz e respeito, e pediram aos dirigentes políticos de ambas as opções que controlem aos partidários exaltados para evitar atos violentos.