O subsecretário de População, Migração e Assuntos Religiosos, Lauro López-Sánchez, informou à imprensa que o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, expressou sua intenção de processar penal ou eleitoralmente a coalizão Pelo Bem de Todos, do candidato Andrés Manuel López Obrador, por usar indevidamente imagens religiosas.

Estas declarações foram dadas no final de uma reunião entre um grupo de bispos e representantes do Estado. López-Sánchez disse que "o Cardeal Rivera manifestou sua intenção de apresentar uma denúncia pelo mau uso ou uso indevido de imagens para fins políticos". Indicou que a mesma deve ser perante autoridades penais ou eleitorais.

Desde que começaram os protestos nas ruas, partidários da coalizão levam cartazes com a imagem da Virgem de Guadalupe votando a favor de López Obrador. Esta atitude foi rechaçada pelo Arcebispado do México por constituir um "uso indevido das imagens religiosas".

Através de um comunicado, o Arcebispado advertiu dias atrás que "uma imagem que foi adulterada Deste modo, divide e não une o povo do México, ofende o sentimento religioso de milhões de católicos que não querem ver sua amada imagem poluída com as intermináveis disputes políticas".

O texto lembra que ao longo da história do México, a Virgem de Guadalupe "foi um símbolo" em torno do qual se forjou a identidade nacional. "Ela acompanhou o padre Fidalgo no movimento independentista, ela também foi tomada como estandarte durante a Revolução de 1910 e acompanhou incontáveis lutas pela liberdade e os direitos dos mais pobres e desamparados".

"Em todos estes movimentos a Virgem do Guadalupe foi tomada como protetora, jamais foi alterada sua imagem original”, coisa que infelizmente “não aconteceu com quem agora de uma maneira irreverente manipulam seu desenho original e forçaram sua figura orante para apresentá-la emitindo seu voto a favor de uma opção política, excluindo assim seu proteção e maternidade a quem tem uma preferência diferente", assinala.

Por isso, a Igreja "exige que os políticos, seja qual for sua filiação partidária, não usem e manipulem os símbolos sagrados para apoiar seus fins, muito menos alterar as formas originais para forçá-las a apoiar suas posturas e inclusive causar desorientação entre as pessoas".

A Arquidiocese do México lembra que Nossa Senhora de Guadalupe "é padroeira e mãe de todos os mexicanos", e que "sua sagrada imagem" pode ser usada "para ser venerada e experimente seu amor e proteção", sempre que sua imagem original for tratada com respeito.

Leia o comunicado completo em http://www.cem.org.mx/prensa/diocesis/2006/agosto/060823.htm