O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Saenz Lacalle, expressou sua satisfação pela decisão adotada pelo Governo salvadorenho de transferir a embaixada em Israel de Jerusalém para Tel Aviv, depois de analisar a difícil situação no Oriente Médio.

“Parece-me que é uma medida muito oportuna, já que as Nações Unidas já tinham concordado que as embaixadas em Israel não tivessem sua sede em Jerusalém, mas sim na capital, que é Tel Aviv”, anotou o Prelado.

Dom Saenz Lacalle lembrou que “a Santa Sé insiste muito em que Jerusalém tem que ter um status internacional e não de um país ou religião, já que os judeus, como os árabes, islâmicos e todos os cristãos devem ter livre acesso à Cidade Santa”.

“O mais interessante é ressaltar que Jerusalém é uma cidade muito especial, única no mundo, onde confluem todas as raízes e história de três grandes religiões: do judaísmo, do islamismo e do cristianismo”, acrescentou.

Até há alguns dias El Salvador era o único país no mundo que mantinha sua embaixada em Jerusalém, depois que a Costa Rica decidiu transferir a sua para Tel Aviv.