Afim de aproximar a história, vocação e espiritualidade dos monges à sociedade atual, a famosa abadia beneditina de São Domingos de Silos (Burgos) abrirá um museu do monacato no antigo convento de São Francisco, que no século XIX foi dessacralizado depois das desamortizações e muito perto do anterior.

O abade de Silos, Dom Clemente Serna, explicou à agência EFE que para a abertura estará preparada a exposição permanente que se instalará no antigo claustro a fim de mostrar de modo atrativo e assimilável “o itinerário histórico e espiritual do monacato ocidental”.

A mostra, prevista para o ano 2008 ou 2009, também incluirá uma apresentação do monacato oriental budista, hinduista e sintoísta. O abade reconheceu que “é complicado para muitas pessoas entender algo que temos em comum todos os monges seja qual for nossa religião, porque deixamos tudo aparentemente em troca de nada, embora a chave esteja em que tentamos ser nós mesmos”.

Do mesmo modo, os monges de Silos prevêem converter uma parte do convento de São Francisco em um centro de pensamento e reflexão religiosa para analisar “as inquietações da sociedade global a partir de diversos pontos de vista”. Além disso, será habilitada uma hospedaria mista que completará a do cenóbio de Silos, que só admite homens.