O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, lembrou que não é possível obter a reconciliação dos peruanos sem a verdade e o perdão entre todos.

Diante da proposta de outorgar reparações às vítimas da violência, o Cardeal declarou à imprensa que “a primeira reparação que faz falta no país é que nos perdoemos, que digamos a verdade e nos ajudemos com pouco ou muito”.

Depois de sua experiência em Ayacucho –onde foi Arcebispo- “com tantas viúvas e crianças que ficaram órfãos” pela violência, o Cardeal Cipriani explicou que “a reparação da que se fala é um símbolo, um sinal; mas, parece-me que o que precisamos é nos unir –não, do ponto de vista político nem ideológico–, mas do ponto de vista ético”.

“Não semeemos discórdias, discussões nem vinganças, procuremos a reconciliação. Não só com a palavra mas também com as obras. Acredito que por aí vem o caminho da verdadeira unidade entre todos os peruanos”, indicou.

Deste modo se referiu à possibilidade de que as empresas mineradoras entreguem ao estado uma contribuição voluntária adicional a seus impostos. “Acredito que se despertarmos um impulso ético na sociedade, em lugar de confronto e greves; haverá progresso e desenvolvimento no país”, indicou.

Segundo o Cardeal Cipriani, o “impulso ético nos leva a ajudar os outros, quando não se acorda, então é preciso pôr impostos, obrigar. Acredito que a alternativa ética ajudará muito a resolver os problemas”.