A Conferência Episcopal Equatoriana informou que neste domingo, 27 de agosto, às 19h30 horas faleceu em Quito o Arcebispo Emérito de Guayaquil, Dom Juan Larrea Holguín.

O funeral se realizará nesta segunda-feira dia 28, às 12h na Basílica do Voto Nacional. Em seguida seu corpo será trasladado a Guayaquil, onde na terça-feira, 29, haverá ao meio-dia uma Santa Missa de funerais na Catedral. O corpo de Dom Juan Larrea Holguín será depositado na cripta da catedral de Guayaquil.

O comunicado da Conferência Episcopal Equatoriana expressa "seu profundo pesar pelo falecimento de tão distinto Arcebispo que não somente enalteceu a Igreja com seu trabalho pastoral e a iluminou com sua reflexão teológica, mas também contribuiu grandemente para o desenvolvimento da ciência jurídica no país. Deste modo expressa sua condolência aos familiares de Dom Juan Larrea e à Prelatura do Opus Dei".

Dom Larrea nasceu em 9 de agosto de 1927 em Buenos Aires (Argentina), onde seu pai desempenhava tarefas diplomáticas. Cursou seus estudos primários no Colégio La Salle de Quito e os secundários em instituições do Peru e Argentina. Foi aluno fundador da Pontifícia Universidade Católica do Equador, prosseguiu seus estudos superiores na Itália, onde se graduou de Doutor em Direito.

Mais tarde obteve o doutorado em Jurisprudência pela Universidade Católica do Equador, instituição em que por muitos anos exerceu também a cadeira de Direito civil.

Obteve o Doutorado em Direito Canônico no "Angelicum" de Roma.

Foi professor da Universidade Central do Equador e autor de centenas de livros sobre temas jurídicos, o que o transforma em um dos mais prolíficos escritores jurídicos do país. Em seus anos de estudante universitário na Itália, conheceu o Opus Dei e seu fundador, São Josemaría Escrivá de Balaguer.

Em 1949 pediu a admissão nesta instituição da Igreja Católica e se ordenou sacerdote em 5 de agosto de 1962.

O Papa Paulo VI o nomeou Bispo Auxiliar da Quito em 1969 e foi ordenado Bispo em 15 de junho desse ano. Em 1975 foi transferido para Ibarra, onde permaneceu até 1983, ano no que o Papa João Paulo II o nomeou primeiro Bispo Militar do Equador, mais tarde foi mandado à Arquidiocese de Guayaquil, tomando posse do Arcebispado em 8 de dezembro de 1989.

No ano de 2003 o Papa João Paulo II aceitou sua renúncia apresentada ao completar 75 anos.