Um anel de ouro que pertenceu ao falecido Papa João Paulo II foi roubado de um museu religioso da cidade chilena de Coquimbo, localizada a 450 quilômetros ao norte de Santiago.

Conforme informou o jornal El Mercúrio, o roubo do anel, doado em outubro de 2000 pelo recordado Pontífice, foi realizado por delinqüentes quando forçaram uma das vitrines do museu que existe na Cruz do Terceiro Milênio da colina Vigia.

O diretor do santuário, Ramón Bravo, revelou que os ladrões, um homem e uma mulher, também subtraíram duas cruzes peitorais de ouro com incrustações em pedra ametista e coral negro que foram doadas pelo Núncio Apostólico no Chile, Dom. Aldo Cavalli.

Adicionou que os objetos subtraídos, que têm um valor comercial próximo aos seis mil e 600 dólares, possuem “um alto valor religioso e sentimental” para o Coquimbo.

Bravo indicou que, depois do roubo, ordenou-se a retirada imediata das vitrines do anel de ouro e ametista e uma cruz peitoral de prata doadas em 2002 pelo Papa Bento XVI.

Por sua vez, a polícia local alertou às joalherias e colecionadores da região para que forneçam informação que possa conduzir ao paradeiro das jóias subtraídas.