De visita à Espanha, o Bispo Auxiliar de Jerusalém, Dom  Kamal Hanna Bathish, respirou a que os espanhóis também sintam que a Terra Santa lhes pertence e peregrinem aos Santos Lugares.

Durante uma entrevista em Palencia, Dom Bathish assegurou a quão assistentes “neste momento é possível ir à Terra Santa, não se corre risco porque sim há  conflito mas por essas zonas não há nada”.

Mais adiante, em uma entrevista depois de sua intervenção, Dom. Bathish reforçou  a necessidade de que “as pessoas saibam que a Terra Santa também lhes pertence e que sempre podem ir. Porque a gente tem medo mas quando vai e depois volta, dá-se conta de que não acontece nada. A idéia é que conheçam o sentido da peregrinação a Terra Santa e lhes animar a conhecê-la”.

Do mesmo modo, o bispo natural de Nazaret e que se define como um “cristão que habita em Jerusalém há 40 anos”, assegurou que a solução ao problema palestino-israelense facilmente “se achará com a verdade e a justiça”, embora lamentou que “hoje em dia na política não se fala” destes temas.

Questionado sobre a força da Igreja Católica na Palestina e Israel, Dom. Bathish não duvidou em afirmar que, apesar de sua minoria numérica, a comunidade cristã não só goza dela mas também também de estima entre a população.

Claro que tem força, embora os cristãos sejam uma minoria, a Igreja goza de grande estima entre a população pelo que faz, embora também há alguma gente, de uma das partes, que não está de acordo com os pensamentos e as ações católicas”, indicou.